terça-feira, 26 de outubro de 2010

URGENTE: A CULTURA EM SÃO PAULO AMEAÇADA!! Ato dia 27/10 na Câmara Municipal

Enquanto as atenções estão nas eleições, Kassab ataca a arte, a educação e a cultura de São Paulo.


A HORA É AGORA. AINDA TEMOS DOIS ANOS DE KASSAB NESTA CIDADE. TEMPO DE SOBRA PRA ELES ENTERRAREM DE VEZ O FOMENTO AO TEATRO E À DANÇA, CONQUISTAS HISTÓRICAS DO POVO PAULISTA DE UMA CULTURA ACESSÍVEL, DE QUALIDADE E REPRESENTATIVA DA SOCIEDADE. ESTE SECRETÁRIO DE CULTURA, DE MODO TRAIÇOEIRO, TEM ATACADO SISTEMATICAMENTE ESSES PROGRAMAS DE INTERESSE PÚBLICO E AGORA BAIXOU NA SURDINA UM DECRETO (Diário Oficial,Ano 55 São Paulo, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 Número 33
DECRETO Nº  51.300, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010)
QUE SIMPLESMENTE INVIABILIZA OS FOMENTOS. O MOMENTO DE NEGOCIAÇÃO PASSOU. AGORA É LUTA E SÓ UMA MOBILIZAÇÃO MASSIVA DOS QUE SE PREOCUPAM COM A CULTURA PODE IMPEDIR UM RETROCESSO TRÁGICO NA CIDADE E POR CONSEQUÊNCIA NO PAÍS - QUE TEM O FOMENTO COMO MODELO.

TODOS AMANHÃ EM FRENTE À CÂMARA PARA DEMONSTRAR NOSSA FORÇA. - LEIAM ABAIXO.

AK



CONVOCATÓRIA

ASSEMBLÉIA PRÓ-FOMENTOS E PELO PROGRAMA VAI.

CONTRA A POLÍTICA PRIVATISTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
 
Dia 27 (Quarta-feira) das 14 às 16h
Na Câmara Municipal de São Paulo
  
Local: Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo – SP
Referência: Próximo ao Terminal Bandeira de ônibus.
Informações: (11) 8121-0870.  
 
Tarefas dos Grupos:
Convocar mais pessoas e trazer no dia da Assembléia instrumentos sonoros, tambores, apitos, mega-fones e caixas de som com amplificador.

Após muitas horas de discussão foi deliberado na última Plenária, realizada no teatro coletivo a realização de uma Assembléia Pública na Câmara Municipal nesta quarta-feira.
Faremos uma espécie de preparação para uma grande mobilização em defesa das Leis de Fomento ao Teatro, Dança e pelo Programa VAI.
Todos estão convidados para esta demonstração pública de indignação contra o Decreto Municipal que descaracteriza as Leis de Fomento para a Cidade de São Paulo e faz retroceder a conquista histórica iniciada pelo Movimento Arte Contra a Barbárie.

Sempre negociamos com a Secretaria Municipal de Cultura!!!
Sempre fomos desrespeitados!!! 

O fomento é uma conquista do teatro brasileiro de grupos e coletivos, que defendem um modo de produção artística. Ele não é uma disputa por verbas. Ter verba pública é a reivindicação de um conceito que estrutura um modo de instaurar o espaço das artes cênicas nos bairros, nas comunidades, no cotidiano de uma sociedade, proposto por artistas que vivem esta relação com o público: uma relação pública. Isto não é um desejo só de São Paulo. Todas as lutas organizadas pelos coletivos de Teatro e Dança, reivindicam suas Leis Específicas e o Prêmio Brasileiro ao Teatro que são uma espécie de Fomento Nacional. Se o atual Secretário de Cultura Augusto Calil vencer esta parada, que é a desarticulação da Lei para sucateá-la e eliminá-la, “legalmente” o prejuízo é muito grande, infinitamente maior do que podemos suportar.
Agora é hora de aliança e força de mobilização e luta em todo o país. Qualquer diferença poderá ser debatida em outra circunstância. Agora o foco é num só lugar: Contra a Atitude da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. Cada ponto ganho por esta aliança será um passo avançado na conquista de outros desdobramentos que são conseqüências das próprias questões que o exercício da lei de fomento nos levanta.

Todos os que são capazes de fazer um gesto contra esta agressão da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de São Paulo 
Por favor, ajudem na divulgaçãoe Mobilização.

Dia 27/10 (Quarta-feira) das 14 às 16h
Na Câmara Municipal de São Paulo

Organização:
 
Roda do Fomento
Movimento 27 de março
Movimento de Teatro de Rua
Cooperativa Paulista de Teatro
Mobilização Dança 
Convocadança
Cooperativa Paulista de Dança
Cooperativa Cultural Brasileira
 
http://rodadofomento.blogspot.com/
http://movimento27demarco.blogspot.com/
http://mtrsaopaulo.blogspot.com/
http://www.cooperativadeteatro.com.br/
________________________________________________________________________
 
   
Apoio do Movimento Nova Cena (Belo Horizonte/ MG)
 
Prezados companheiros do Teatro de São Paulo,
 
O Movimento Nova Cena, que reúne diversos grupos e artistas de teatro da cidade de Belo Horizonte, gostaria de manifestar seu repúdio ao Decreto Municipal n° 51.300 e quaisquer outras manobras governamentais que ameacem a Lei de Fomento ao Teatro e a Dança da cidade de São Paulo. Essa é uma política de Estado modelar para o segmento das Artes Cênicas e tem inspirado diversas ações da mesma natureza em outras cidades do país, como é o caso da capital mineira. Ao longo de todo o ano de 2010, estivemos estudando o fomento paulista e estamos prestes a apresentar ao poder legislativo municipal uma proposta de lei regida pelos mesmos princípios. Entendemos, portanto, que a mobilização dos artistas de São Paulo contra essa ação burocratizante da prefeitura de São Paulo, é de fundamental importância para uma urgente mudança de paradigmas nas políticas públicas para a Cultura em todo o Brasil.
 
Deixamos aqui o nosso apoio e desejamos que o bom senso e a democracia prevaleçam sempre! 
 
Um forte abraço,
 
Movimento Nova Cena (Belo Horizonte/ MG)
www.movimentonovacena.wordpress.com

Nenhum comentário: