sábado, 2 de outubro de 2010

Reitores das Universidades Federais conclamam: O Brasil da gestão do PT está no rumo certo para a educação!

Fonte: http://www.advivo.com.br/luisnassif

EDUCAÇÃO – O BRASIL NO RUMO CERTO
(Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira)
Da pré-escola ao pós-doutoramento - ciclo completo educacional e acadêmico de
formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional - consideramos que o Brasil
encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas
implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais
reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.
Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em
vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social
de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a
confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério,
solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais
elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos
interesses de países ou organizações estrangeiras.
Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se
investiu em educação pública: foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; instituise
a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior
do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos
Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens.
Com a implantação do REUNI, estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e
de leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de
novos cursos, com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de
profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e,
inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também
cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação como uma
prioridade central de seus governos.
Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes
universitários e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à
sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos
continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos
na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o Brasil
tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva, neste mundo contemporâneo em
constantes transformações.
Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao
Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação,
ciência e tecnologia. Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em
educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi exemplo, ainda, ao receber em
reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato, os Reitores das Universidades Federais para
debater políticas e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à
Autonomia Universitária.
Alan Barbiero - Universidade Federal do Tocantins (UFT) José Weber Freire Macedo – Univ. Fed. do Vale do São Francisco
(UNIVASF)
Aloisio Teixeira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Josivan Barbosa Menezes - Universidade Federal Rural do Semiárido
(UFERSA)
Amaro Henrique Pessoa Lins - Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE)
Malvina Tânia Tuttman – Univ. Federal do Estado do Rio de
Janeiro (UNIRIO)
Ana Dayse Rezende Dórea - Universidade Federal de Alagoas
(UFAL)
Maria Beatriz Luce – Universidade Federal do Pampa
(UNIPAMPA)
Antonio César Gonçalves Borges - Universidade Federal de Pelotas
(UFPel)
Maria Lúcia Cavalli Neder - Universidade Federal de Mato Grosso
(UFMT)
Carlos Alexandre Netto - Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS)
Miguel Badenes P. Filho – Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)
Carlos Eduardo Cantarelli – Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR) Miriam da Costa Oliveira – Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA
(UFCSPA)
Célia Maria da Silva Oliveira – Univ. Federal de Mato Grosso do
Sul (UFMS)
Natalino Salgado Filho - Universidade Federal do Maranhão
(UFMA)
Damião Duque de Farias - Universidade Federal da Grande
Dourados (UFGD)
Paulo Gabriel S. Nacif – Universidade Federal do Recôncavo da
Bahia (UFRB)
Felipe .Martins Müller - Universidade Federal da Santa Maria
(UFSM).
Pedro Angelo A. Abreu – Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e
Mucuri (UFVJM)
Hélgio Trindade – Univ. Federal da Integração Latino-Americana
(UNILA)
Ricardo Motta Miranda – Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro
(UFRRJ)
Hélio Waldman – Universidade Federal do ABC (UFABC) Roberto de Souza Salles - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Henrique Duque Chaves Filho – Univ. Federal de Juiz de Fora
(UFJF)
Romulo Soares Polari - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Jesualdo Pereira Farias - Universidade Federal do Ceará - UFC Sueo Numazawa - Universidade Federal Rural da Amazônia
(UFRA)
João Carlos Brahm Cousin - Universidade Federal do Rio Grande –
(FURG)
Thompson F. Mariz - Universidade Federal de Campina Grande
(UFCG)
José Carlos Tavares Carvalho - Universidade Federal do Amapá
(UNIFAP)
Valmar C. de Andrade - Universidade Federal Rural de
Pernambuco (UFRPE)
José Geraldo de Sousa Júnior - Universidade Federal de Brasília
(UNB)
Virmondes Rodrigues Junior – Universidade Federal do Triângulo
Mineiro (UFTM)
José Seixas Lourenço – Universidade Federal do Oeste do Pará
(UFOPA)
Walter Manna Albertoni - Universidade Federal de São Paulo
( UNIFESP)

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