quinta-feira, 19 de novembro de 2009

AAAHH! Do Enem eles falam, mas e do SRESP hein PIG????

Fonte: Diário da educação-sp

Problemas na aplicação do SARESP

Muitas escolas estaduais e municipais passaram por problemas nesses dois primeiros dias de SARESP. Foram muitos os casos de provas trocadas, lacres violados, ausencia de aplicadores, entre outras coisas graves que podem comprometer a confiança nessa prova. Transcrevo abaixo trechos de uma postagem do blog Professores Temporários sobre o assunto (entre em http://professortemporario.wordpress.com/2009/11/17/vazamento-na-prova-do-saresp/ para ler na íntegra):

"Depois do fiasco do adiamento das provas da semana passada, que foi divulgado no final da tarde do dia que as antecedia, o mesmo governo que distribuiu livros eróticos às crianças da 3º série e mapas com dois Paraguais se superou: conseguiu implantar um sistema de avaliação mais desorganizado e frágil.

Para se ter uma noção, na rede Municipal da cidade de São José dos Campos, que é administrada pelo mesmo partido político do Governador do Estado, as provas, que tinham pacotes identificados por escola, foram trocadas, fazendo com que pacotes de uma escola fossem parar em outra e vice-versa. Como os gabaritos já estavam identificados com os nomes dos alunos e haviam poucos em branco para eventuais equívocos, muitas provas simplesmente deixaram de ser aplicadas.

[..]no meio dessa incerteza, o mesmo governo do Estado que rotula os professores de despreparados e incapazes, criou um sistema eletrônico de confirmação da realização da prova, com senhas individuais para os aplicadores e secretárias eletrônicas para compilar as informações em dados.

Seria perfeito, se não tivessem disponibilizado um único número de telefone 0800 para receber às informações de TODOS os aplicadores, de todas as escolas estaduais e municipais (além de algumas particulares) do Estado de São Paulo. Todos, discando e tentando passar as informações aproximadamente no mesmo horáio, para um ÚNICO número.

Depois, os professores é que são despreparados…"

Peço aos professores que aproveitem o espaço do blog e comentem sobre como foi a aplicação da prova nas escolas em que atuam e, se necessário, denunciem possíveis fraudes para que possamos investigar e exigir providências.

Nenhum comentário: