quinta-feira, 6 de agosto de 2009

exposição “A Luta pela Anistia”

Arquivo Público do Estado e Pinacoteca apresentam a exposição “A Luta pela Anistia”

O Memorial da Resistência recebe a partir do próximo dia 08 de agosto a exposição “A luta pela Anistia - 1964-”, organizada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e pela Pinacoteca do Estado. O objetivo da exposição é relembrar os acontecimentos que desencadearam na assinatura da Lei da Anistia, marco da redemocratização do país, que completa 30 anos em 2009.

A exposição é constituída por três módulos temáticos: Antecedentes, que irá mostrar a dimensão política do golpe de 1964 e retratar o uso freqüente da violência pelos golpistas; Preâmbulos da Anistia, que apresenta os movimentos pró-anistia criados em todo o Brasil e, por fim, A Lei da Anistia, que irá tratar a aprovação da lei e sua repercussão no país. Entre os materiais expostos estão fotografias, cartazes, depoimentos, jornais e materiais de propagandas da época. A exposição também irá homenagear pessoas que se destacaram naquele processo: Perseu Abramo, Teotônio Vilela, Madre Cristina, Mércia Albuquerque, Helena Grecco, Iramaya Benjamin, Maria Augusta Capistrano, Ruth Escobar e Therezinha Zerbini.

As origens da luta pela anistia remontam ao início da própria ditadura militar. À época, os movimentos de resistência à então configuração política eram duramente reprimidos pelo regime, o que desencadeou na aparição de diversos movimentos de defesa dos perseguidos políticos, que iriam se desdobrar nos movimentos pela anistia.

A exposição destaca as campanhas iniciadas no período de 1973 e 1974, entre as quais está o Movimento Feminino pela Anistia. Destacou-se também a atuação das Comunidades Eclesiais de Base, das Comissões de Justiça e Paz e ações de parlamentares e grupos clandestinos nacionais ou locais. Em 1976, os movimentos pela anistia espalham-se pelo país. Em julho de 1978 foi realizado o Encontro Nacional dos Movimentos pela Anistia, em Salvador, quando é criado o Comitê Brasileiro pela Anistia. Em novembro, aconteceu o Congresso pela Anistia, em São Paulo. Todas as manifestações eram marcadas pela intensa mobilização popular, o que culminou na assinatura, em 28 de agosto de 1979, da lei da Anistia.

Ao completar 30 anos, a lei da Anistia tornou-se centro de uma polêmica acerca da sua abrangência. A questão dos desaparecidos políticos e a responsabilização penal dos autores de seqüestros, torturas e assassinatos, além da abertura dos arquivos da repressão tem motivado sucessivos debates na sociedade.

Anistia é tema de livro
A luta pela Anistia também será tema de uma coletânea de artigos de representantes do poder público, militantes políticos, ativistas e pesquisadores envolvidos neste debate. O livro A Luta pela Anistia – 30 anos é uma parceria entre o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Imprensa Oficial e a Editora UNESP e será lançado em outubro.

Exposição: A Luta pela Anistia — 1964-

Organização: Arquivo Público do Estado de São Paulo e Pinacoteca do Estado
Apoio:Associação de Amigos do Arquivo
Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP
Centro de Documentação e Memória da UNESP
Centro de Documentação e Informação Científica da PUC
Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro
Companhia da Memória
Jornal O Estado de São Paulo

Local: Memorial da Resistência
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo/SP
Quando: a partir de 8 de agosto a 18 de outubro de 2009
Entrada gratuita de terça a domingo, das 10h às 17h30

Informações pelo telefone (11) 3337-0185 ramal 27

Nenhum comentário: