sábado, 12 de setembro de 2009

O Rio de Janeiro continua lindo! GREVE

Abaixo a repressão aos professores em luta! Todo apoio à greve dos professores do SEPE-RJ!

Hoje, dia 08/09, o movimento dos professores da rede estadual do Rio e Janeiro foi atacado por brutal repressão policial em seu terceiro dia da greve. Dezenas de professores, jornalistas e estudantes saíram feridos nesta ten tati va de controlar pela via das balas de borracha a resistência ao plano do governador Sérgio Cabral (PMDB) de jogar nas costas dos trabalhadores e da população os impactos da crise econômica.

Longe do propagado discurso de que o “pior já passou” o governador aliado de Lula alega problemas de falta de orçamento para atacar nos rendimentos dos professores e na qualidade do ensino da população. Isto em nosso estado rico em royalties do petróleo que Cabral é o primeiro a defender para seus interesses, e onde há inesgotáveis verbas para repressão da população nos morros e propaganda para sediar as Olimpíadas. Para ele os professores e a população devem pagar pelos custos da crise trabalhando mais horas que não contam para sua aposentadoria e tendo o adicional da “Nova Escola” adicionado gradativamente aos salários somente em 2015 (!) e ter uma expressiva diminuição no adicional de carreira (a cada 5 anos) de 12 para 7,5%.

O discurso de Cabral se apóia na divisão da categoria e tenta colocar os mais novos contra os mais antigos, e ainda ignora os técnicos-administrativos e os professores que trabalham 40hs. A categoria não aceitou esta divisão e mesmo com o acordo que os deputados chegaram, que faz o adicional ficar em 12%, manteve-se em greve e marcou novas manifestações de rua.

É urgente que todas organizações que se reivindicam da esquerda operária e socialista, centrais sindicais como a CONLUTAS e INTERSINDICAL, sindicatos, movimentos sociais e entidades estudantis universitárias e secundaristas coloquem-se de pé em solidariedade aos professores estaduais, denunciando este governo e sua assassina e repressora polícia, e mobilizando-se ativamente contribuindo para fazer da luta do SEPE-RJ uma luta do conjunto da classe trabalhadora.

DECLARAÇÂO LER-QI / RIO DE JANEIRO

Um comentário:

Anônimo disse...

Cabral está fazendo o máximo para todos.Só que certas pessoas só conseguem olhar pros seus problemas e esquecem do próximo.
Professores também querem um salário melhor... O Rio não tem capital para um aumento tão grande como os policias querem.Os poucos ele está colocando ordem em tudo e cumprindo com as necessidades de todos !