quarta-feira, 10 de junho de 2009

CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA USP

CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA USP:
É NECESSÁRIO AJUSTAR A ORIENTAÇÃO POLÍTICA DA GREVE

Nós, estudantes da UNESP campus de Marília, estamos em greve e ocupados há mais de três semanas, em apoio aos trabalhadores da USP e por uma universidade pública, gratuita e de qualidade para todos. Nossa preocupação central tem sido dialogar a nossa pauta com a população, mostrando como nós lutamos por uma universidade para todos com qualidade, minando a possibilidade da mídia atacar-nos com argumentos como "são uns elitistas, contra o acesso dos pobres a universidade".
Para isso, não basta a defesa abstrata da "universidade para todos", sem reivindicações concretas. Assim, tomamos em nossas mãos a bandeira da democratização do acesso, da defesa de uma expansão de vagas com qualidade e denunciado a demagogia do governo com o justo anseio pelo acesso a educação superior. Defendemos a expansão de vagas presenciais com contratações e aumento de verbas em oposição a UNIVESP.
As matérias reacionárias da Folha de São Paulo, Estadão e SBT ao dizer "ao se colocarem contra a UNIVESP não querem que os pobres tenham acesso à educação" colocam a população contra a greve estudantil. E sem o apoio da população, os ataques passarão e a repressão só aumentará.
Sabemos que o destino dessa greve não se resolve em Marília, por isso nos dirigimos a quem pode cumprir um importante papel para o futuro desta mobilização. Mas sabemos que as principais implicações desta luta não recaem sobre os estudantes da USP, mas sim sobre os trabalhadores da USP. Nesta greve se colocou um projeto político presidencial, Serra quer mostrar aos empresários e banqueiros como lida com os trabalhadores frente à crise: sem concessões significativas, com polícia e outras formas de repressão.
Se a greve de trabalhadores sai derrotada, este projeto e a direita se fortalecerão. Por isso é fundamental partir da defesa do SINTUSP para derrotar a polícia, a reitora e o governo. Os estudantes da USP têm que se organizar para fazer atos, unidade por unidade, para expulsar a polícia de cada faculdade/instituto. Os estudantes da USP têm que assumir a defesa dos interesses da maioria da população, pobre e trabalhadora, excluída desse sistema universitário elitista e racista levantando bem alto a bandeira do fim do vestibular.
O DCE da USP que tem sido o principal impulsionador do Encontro Nacional de Estudantes deve usar sua influência sobre os demais DCE´s e CA´s do país para cerca essa greve de solidariedade com atos de apoio e se possível paralisações.
Por fim, não custa ressaltar o quanto ficamos felizes em saber da greve estudantil na USP. Juntos contra o sucateamento da educação, por liberdades democráticas e de organização política e sindical, por uma universidade a serviço da maioria da população pobre e trabalhadora.

FORA PM!
FORA SUELY VILELA!
POR ELEIÇÕES DIRETAS E DEMOCRÁTICAS PRÁ REITOR EM TODAS AS UNIVERSIDADES!
POR EXPANSÃO DE VAGAS REAIS COM QUALIDADE NA UNIVERSIDADE! ABAIXO A UNIVESP! PELO FIM DO VESTIBULAR!

Comando de Greve/Ocupação Estudantil da UNESP-Marília.

Nenhum comentário: