terça-feira, 30 de junho de 2009

Funcionários da USP decidem encerrar greve após 57 dias de paralisação

Fonte: FERNANDA PEREIRA NEVES
colaboração para a Folha Online


Os funcionários da USP (Universidade de São Paulo) decidiram em assembleia realizada na tarde desta terça-feira encerrar a greve que afetava o funcionamento do campus Butantã (zona oeste de São Paulo) desde o dia 5 de maio, quando paralisaram as atividades.
A decisão foi tomada após a reitoria da USP aceitar algumas das reivindicações apresentadas na pauta específica da categoria. Entre os pontos aceitos pela universidade estão os reajustes do auxílio-alimentação, auxílio-refeição, auxílio-creche, além da implantação do auxílio-educação especial, que deve atender dependentes dos funcionários que possuem algum tipo de deficiência física.
Também ficou determinado pelo acordo que os funcionários não terão desconto de salário pelo tempo de paralisação. A reitoria ainda se comprometeu a não punir ninguém por qualquer ato durante a paralisação.
Mesmo sem acordo quanto à pauta conjunta, o Fórum das Seis --que representa funcionários, professores e estudantes das três universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp)-- sinalizou ontem o retorno ao trabalho devido ao enfraquecimento do movimento, informaram representantes do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP).
Com o fim da greve os funcionários devem retornar ao trabalho nesta quarta-feira (1). Os funcionários dos outros campi da USP, ainda em greve --Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos--, devem realizar assembleias amanhã para decidir pelo possível fim da paralisação.
Professores e alunos da USP, que também interromperam as atividades devem decidir ainda hoje se a paralisação continua.
A assembleia dos professores está acontecendo desde as 16h no anfiteatro na Faculdade de Geografia. Já os alunos devem se reunir em frente à reitoria às 18h.
O fim da greve atende ao indicativo dado ontem pelo Fórum da Seis que se reuniu para discutir detalhes do último encontro de negociações realizado com o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas), ontem. O encontro terminou sem acordo em relação às reivindicações da pauta conjunta de professores, funcionários e alunos da USP e da Unesp. A Unicamp encerrou a greve na semana passada.

Nenhum comentário: